Conduta proposta pela Igreja para combater Aids é mais respeitada

Da Redação, com ACI Digital

Símbolo de Combate contra a AIDS
O Observador Permanente do Vaticano na ONU em sua sede de Genebra, Dom Silvano Tomasi, explicou que o apreço pela perspectiva e o enfoque que a Igreja tem sobre a luta contra a AIDS - enfermidade descoberta há 30 anos - cresce cada dia mais entre as organizações de todo o mundo.

Dom Tomasi assinalou que "estamos no começo de uma convergência no sentido de que os funcionários de instituições internacionais, organizações e pessoas de grupos religiosos conversam agora sobre as linhas de ação e se respeitam mutuamente um pouco mais".

Em entrevista à ACI Prensa, o arcebispo disse que "está provado e inclusive documentado agora que a maneira mais efetiva (para evitar o contágio) é a mudança de conduta. E nisso insistimos", em referência às políticas que promovem a abstinência em vez do uso do preservativo para lutar com a enfermidade.

As declarações de Dom Tomasi foram dadas na mesma semana em que um novo relatório revela que milhões de pessoas morrem por causa da AIDS porque muitos governos ocidentais não terminam de entender que o preservativo não é uma medida efetiva na luta contra esta doença.

A investigação leva o título "A Igreja Católica e a crise global da AIDS", dado pelo perito em saúde pública Matthew Hanley.

Hanley assinala que "sempre nos dizem que os preservativos são o melhor meio ‘técnico’ para prevenir a transmissão do vírus do HIV, mas nunca nos dizem que a promoção do preservativo fracassou em reverter as epidemias na África e as condutas de risco".

O perito calcula que na África 6 milhões de infecções poderiam ter sido evitadas, se ao invés do preservativo se promovesse a aproximação da Igreja que promove a fidelidade conjugal e a abstinência, que teve grande êxito em países como a Uganda.

O investigador conclui afirmando que "os líderes da saúde pública poderiam reconhecer esta realidade mas seguem sendo resistentes a enfatizar as ‘soluções técnicas’ antes que as mudanças de conduta".

Leia mais
.: Novo modelo de sexualidade e caminho para prevenção da Aids
.: 117 mil centros católicos em todo mundo ajudam portadores do HIV 
.: Distribuição de preservativos no Camboja não ajuda a conter Aids 
.: Atraso no diagnóstico é desafio para combate à Aids no Brasil
.: Perito vaticano explica postura do Papa sobre preservativos
.: Pastoral da AIDS planeja ações para os próximos 3 anos 

Comentários