Salvos no dia do Julgamento

Aqueles que ressuscitarem com Cristo na primeira ressurreição não terão o que temer. Os que morreram em Cristo ressuscitarão. Os que estiverem vivos na vinda do Senhor e estiverem vivendo em Cristo – em estado de graça e não no pecado – serão transformados, como nos explica São Paulo:

“Eis o que dizemos, segundo uma palavra do Senhor: nós, os vivos, que houvermos ficado até a vinda do Senhor, não precederemos de modo nenhum os que morreram. Porque o Senhor em pessoa, ao sinal dado, à voz do arcanjo e ao toque da trombeta de Deus, descerá do céu: então os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; em seguida nós, os vivos que tiverem ficado, seremos arrebatados com eles sobre as nuvens, ao encontro do Senhor, nos área, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1Ts 4,15-17).

O maior espetáculo da terra! O Senhor virá com glória e poder. Os mortos ressuscitarão e terão seus corpos ressuscitados como o de Jesus. Como o corpo de Maria. Em seguida, os que estiverem vivos serão arrebatados ao encontro do Senhor nos ares. Não passarão pela morte. Num abrir e fechar de olhos terão seus corpos transformados.

Por isso, nós, combatentes, teremos de nos preparar e ajudar os nossos para que se prepararem também. Mas não adianta você ficar preocupado com os outros, se você não se preparar. Mais do que nunca precisamos buscar a santidade, para que, vivendo em santidade, possamos ser fermento de salvação para os nossos irmãos.

Para que os nossos sejam influenciados, precisamos estar num caminho decidido de santidade, não podemos estar no “mais ou menos”. Agindo assim, você nada conseguirá, pelo contrário, colocará em risco a própria salvação. Em vez de levá-los à salvação, você acabará afastando-os.

Mesmo nos arrastando, na nossa fraqueza, precisamos caminhar pelo caminho da santidade. Nessa luta pela santidade, Jesus põe-se ao nosso lado para ser, em nosso favor, o Orante, o Intercessor, o Mediador, aquele que guerreia por nós, o Valente, o Vitorioso por excelência.

Jesus já ressuscitou e foi levado ao céu, mas não parou de “trabalhar”. Ele já fez tudo que podia e devia fazer para a nossa salvação, mas não quis apenas ser o nosso intercessor no céu. Cristo quis ficar conosco, na Eucaristia, para que, ao comermos Seu Corpo e bebermos o Seu Sangue, Ele seja um conosco. Como Ele mesmo diz na Palavra:

"Em verdade, em verdade, eu vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida e meu sangue verdadeira bebida. Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele" (Jo 6,53-56).

Nosso Senhor Jesus Cristo está presente na Eucaristia para permanecer conosco e para nos ressuscitar no último dia. Ele quer que já tenhamos a nossa salvação garantida. Ele quer nos ressuscitar na primeira ressurreição. Não sabemos precisamente quando ela acontecerá, mas todos os sinais mostram que está cada vez mais próxima.

(Trecho extraído do livro "Combatentes na Esperança" de monsenhor Jonas Abib)

Comentários