Pecado


Pecado

Pecado.jpg
Pecado é transgredir a Lei de Deus. A Bíblia diz em I João 3, 4: “Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia”. O que é a lei de Deus?
Os princípios básicos da lei de Deus resumem-se numa só palavra - Amor. O pecado sai de dentro de nós. Ninguém é melhor que os outros porque todos pecamos. A Bíblia diz em Romanos 3, 9-10: “Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há justo, nem sequer um.” 


Pecado

Comete-se pecado grave quando conhecendo a lei de Deus se pratica um ação voluntariamente contra as normas prescristas nos dez mandamentos (Cf. CIC 1857-1861). Também chamado de pecado mortal, destrói a caridade no coração do homem por uma infração grave da lei de Deus; desvia o homem de Deus, que é seu fim último e sua bem aventurança, preferindo um bem interior.

Pecado veniais

Também conhecido como pecados cotidianos. Mesmo não rompendo a comunhão com Deus, "enfraquece a caridade, traduz uma afeição desordenada pelos bens criados; impede o progresso da alma no exercício das virtudes e a prática do bem moral; merece penas temporais. O pecado venial deliberado e que fica sem arrependimento dispõe-nos pouco a pouco a cometer o pecado mortal"(Cf. CIC, 1863)

Pecados capitais

Os pecados capitais têm esse nome por serem fonte de outros pecados, ou seja, são pais de outros vícios. Nesse contexto, fica evidente a necessidade de travar um combate acerca da origem do mal em nós: a tríplice concupiscência, que constitui a raiz dos pecados capitais. Portanto, devemos combater essas más tendências em nós.
Os pecados capitais são: a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a impureza, a gula, a preguiça. O que os caracteriza profundamente é justamente a busca exagerada, ou seja, desordenada de algo. (Padre Eliano, SJS)
Saiba mais neste podcat

papa Gregório Magno, no século VI, instituiu os sete pecados capitais, que são os princípios que ferem a Deus, a você e ao próximo. Vejam quais são eles:

1) Gula: consiste em comer além do necessário e a toda hora;
2) Avareza: é a cobiça de bens materiais e dinheiro;
3) Inveja: desejar atributos, status, posse e habilidades de outra pessoa;
4) Ira: é a junção dos sentimentos de raiva, ódio, rancor que às vezes é incontrolável;
5) Soberba: é caracterizado pela falta de humildade de uma pessoa, alguém que se acha auto-suficiente;
6) Luxúria: apego aos prazeres carnais;
7) Preguiça: aversão a qualquer tipo de trabalho ou esforço físico.

Como combater o pecado?

A Igreja recomenda a confissão frequente dos pecados, mortais e veniais, pois a confissão dos pecado veniais nos ajuda a formar nossa consciência, a lutar contra nossas más inclinações, a deixar-nos curar por Cristo, a progredir na vida do Espírito. Recebendo mais frequente, por meio desse sacramento, o dom da misericórdia do Pai, somos levados a ser misericordiosos como Ele (cf. LG 40,42; CIC, 1458).
Sem Jesus, a conseqüência do pecado é a morte. Para simbolizar o nosso desejo de deixar o pecado devemos ser batizados. Segundo, pedir que o seu pecado seja perdoado. Deus diz que pode começar uma vida nova. Terceiro, acreditar que Deus o perdoou e parar de se sentir culpado.
A Bíblia diz em Salmos 32, 1-6: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo.

Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão”.

Comentários