O que Bento XVI fará até 28 de fevereiro?


Mirticeli Medeiros
Da Redação CN

Arquivo
Bento XVI cumpre toda a agenda de fevereiro, até deixar o ministério petrino.
Papa Bento XVI deixa oficialmente o ministério petrino a partir do dia 28 de fevereiro de 2013. Até a data, a agenda que ele havia acertado antes de apresentar a renúncia será totalmente cumprida, de acordo com Padre Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé, que confirmou a informação em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 12, no Vaticano.

Nesta quarta-feira, 13, acontece normalmente a audiência geral com o Papa Bento XVI, e logo em seguida, a Santa Missa da imposição das cinzas que dá início ao tempo litúrgico da Quaresma. A celebração que acontece tradicionalmente na Basílica de Santa Sabina, em Roma, desta vez será realizada na Basílica de São Pedro, já que, por conta dos últimos acontecimentos, a expectativa é de que mais pessoas participem do momento.

Os outros compromissos de Bento XVI

A igreja vive um tempo de transição às vésperas de um conclave, mesmo assim, todos os outros compromissos, entre os quais as catequeses, Angelus dominicais, audiências privadas com chefes de estado e até a visita ad limina apostolorum dos bispos italianos, seguem seu curso normal tendo o então Papa Bento XVI à frente.

Ainda de acordo com Padre Lombardi, na quinta-feira, 14, o Santo Padre também preside o tradicional encontro com os sacerdotes de Roma, onde proferirá o discurso de forma espontânea, concentrando a sua reflexão na experiência vivida por ele durante o Concílio Vaticano II.

Além disso, o Pontífice fará o discurso de conclusão dos  exercícios quaresmais voltados ao Papa e à Curia Romana, os quais iniciam-se no dia 17 de fevereiro e encerram-se no dia 24.

No dia 27, às vésperas de deixar o ministério petrino, o Santo Padre fará sua última audiência geral de quarta-feira e a expectativa é de que, neste momento, muitos lhe prestem homenagens pelos quase 8 anos que esteve à frente da Igreja. 
Tags da Canção Nova: renúnciadeBentoXVI Vaticano Papa santase

Comentários