Dom Leonardo comenta atentados em Paris: diálogo é a solução

Secretário-geral da CNBB acredita que o diálogo é a solução para a intolerância religiosa, que está na raiz do problema
Da Redação CN, com Rádio Vaticano
Dom Leonardo Steiner acredita no diálogo para solucionar o problema / Foto: Imprensa CNBB
Dom Leonardo Steiner acredita no diálogo para solucionar o problema / Foto: Imprensa CNBB
O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Steiner, comentou osatentados em Paris ocorridos nesta semana. Para o bispo, a intolerância religiosa está na raiz do problema, de forma que a solução passa, necessariamente, pelo diálogo.
Dom Leonardo explica que quando a religião se torna intolerante, ela não aceita a crítica e nem a diversidade. Esta é uma realidade crescente no mundo de hoje, diz o bispo, e não só quanto ao islamismo.
“Há outros exemplos também. Eu creio que está chegando o momento, como o Papa tem acentuado e a Igreja sempre tem feito um grande esforço, de dialogar sempre mais, sempre mais. Diálogo é o único caminho para mostrar a grandeza da fé de cada uma dessas expressões religiosas. E essa grandeza precisa vir à tona para não se tornar uma ideologia. Quando se torna uma ideologia nós chegamos à intolerância religiosa.”
Os atentados em Paris nesta semana chocaram não somente a França. Vários líderes europeus já confirmaram presença na marcha antiterrorismo convocada para este domingo, 11, na capital francesa.

Comentários