Porta estreita não é opressiva, explica o Papa no Angelus

“É uma porta estreita não porque seja opressiva  mas porque nos pede para restringirmos e contermos o nosso orgulho”, explicou o Papa Francisco

Da redação, com Rádio Vaticano
Muitos os fiéis e turistas reunidos na Praça de São Pedro para ouvir a reflexão do Papa e rezar com ele, ao meio dia, a oração mariana do Angelus, neste domingo, 21.
O Papa comentou a leitura evangélica deste XXI domingo do tempo comum, em que Jesus diz: “esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque muitos, digo-vos, tentarão entrar sem o conseguir”.
“É uma porta estreita não porque seja opressiva – explicou o Papa – mas porque nos pede para restringirmos e contermos o nosso orgulho, e o nosso medo, para nos abrirmos com coração humilde e cheio de confiança a Ele, reconhecendo-nos como pecadores, necessitados do seu perdão. A porta da misericórdia de Deus está sempre aberta de par em par para todos! Deus não faz diferença, mas acolhe sempre a todos, sem distinção. E a salvação que ele nos dá é um fluxo incessante de misericórdia que derruba todas as barreiras e abre surpreendentes perspectivas de luz e de paz.”
Independentemente do pecado cometido, disse o Papa, Cristo espera para abraçar e nos perdoar. “Entrando pela porta de Jesus, a Porta da fé e do Evangelho, poderemos abandonar as atitudes mundanas, os maus hábitos, os egoísmos, os fechamentos”.
Depois Francisco convidou os presentes a pensarem, em silêncio, nas coisas que estão no coração e impedem de atravessar a porta: “o meu orgulho, a minha soberba, os meus pecados. E depois pensar na outra porta, aquela aberta de par em par pela misericórdia de Deus que do outro nos espera para nos perdoar, pensemos nestas duas portas…”
O Papa continuou convidando a não desperdiçar as numerosas ocasiões de salvação e de entrar pela porta da salvação que Deus oferece. “Não se trata de fazer discursos acadêmicos sobre a salvação, mas de colher as ocasiões de salvação, até porque, recorda o Evangelho deste domingo, a um dado momento, o dono da casa pode levantar-se e fechar a porta”, advertiu.

Atentado na Turquia

Depois de rezar com os fiéis o Angelus em latim, o Papa disse ter recebido a triste notícias de um atentado sangrento que atingiu ontem a Turquia, pedindo para rezarmos pelas vítimas, pelos mortos e os feridos e para pedirmos o dom da paz para todos.

Comentários