Dom da Fortaleza

Temos necessidade desta fortaleza para levar adiante nossa vida, família e fé

Nesta semana convidamos você a meditar sobre os 7 Dons do Espírito Santo, para que você possa conhecer e se aproximar mais do Espírito Santo. A cada dia você poderá ler uma reflexão sobre um dos 7 Dons.
Leia agora sobre a Fortaleza:
Ao pensar no dom da Fortaleza, chamo a atenção para uma fala do Papa Francisco, a partir da parábola do semeador (Mc 4, 3-9): “A semente, muitas vezes, encontra a aridez do nosso coração e, mesmo se for acolhida, corre o risco de permanecer estéril. Com o dom da Fortaleza, o Espírito Santo liberta o terreno do nosso coração do torpor, das incertezas e dos medos que possam impedi-lo, de modo que a Palavra do Senhor seja colocada em prática, de forma autêntica e alegre. É uma verdadeira ajuda este dom; dá-nos força e liberta-nos de tantos impedimentos”.
A Fortaleza, que podemos chamar de “dom da coragem”, imprime em nossa alma um impulso que nos permite suportar as maiores dificuldades e tribulações, e realizar, se necessário, atos sobrenaturalmente heroicos. Não como um ato extraordinário, mas o enfrentamento das tribulações e dificuldades do dia a dia, na família, no trabalho, na vizinhança e, claro, naquela tribulação interior que nos amedronta e nos impede de agir de forma segura e tranquila.
O apóstolo Paulo nos diz: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4,13). Por isso, não se pode pensar que o dom da Fortaleza é necessário somente para algumas ocasiões ou situações particulares. Este dom deve ser base da vida cotidiana do cristão. É preciso ser forte sempre. Daí a necessidade “desta fortaleza, para levar adiante a nossa vida, a nossa família, a nossa fé”.
Não se deixe levar pelo desânimo, sobretudo diante do cansaço e provações da vida. Não desanime. Invoque o Espírito Santo para que, com o dom da Fortaleza, o seu coração seja aliviado e ele te sustente frente às dificuldades da vida.

Por Pe. Adilson Ulprist
Publicado na Revista Brasil Cristão, da Associação do Senhor Jesus, setembro 2015.

Comentários