Dom Discernimento - Como discernir a ação do Espírito Santo

“O fruto do Espírito é amor, alegria, paz...” (Gl 5,22)

Nesta semana convidamos você a meditar sobre os 7 Dons do Espírito Santo, para que você possa conhecer e se aproximar mais do Espírito Santo. A cada dia você poderá ler uma reflexão sobre um dos 7 Dons.
Leia agora sobre o Discernimento:
A maior ação do Espírito Santo em nossa vida se dá a partir do primeiro e maior dom que recebemos do Pai, o amor. No amor está todos os outros dons, pois, como nos diz o apostolo Paulo: “Deus o derramou em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado” (Rm 5,5).
Assim, para que possamos deixar o Espírito agir em nós é fundamental entender que tudo deriva do amor, pois o Espírito é aquele que nos sustenta na fé, nos anima nesta mesma fé e nos faz cada dia mais fiéis ao Cristo, já que é Ele que nos recorda o que Cristo nos ensina e nos impulsiona a viver na fidelidade.
Por isso, viver no Espírito é abrir-se à graça de Deus, é viver segundo os ensinamentos de Cristo, é praticar o bem e ter uma vida de busca da santidade, o que nos leva a viver na comunhão de fé com os irmãos e com o nosso Deus, Uno e Trino, sinal de verdadeira comunhão com Aquele que só derrama o bem e o amor para todos, nos pedindo para não praticarmos o mal, mas nos afastarmos dele.
Vale recordar que é no amor que tudo acontece, é no amor que o Espírito Santo age, e é no amor que você deve seguir neste mundo, para que o Espírito Santo que você recebeu no Batismo possa te fortalecer, te sustentar e te encorajar sempre.
Para concluir, só mais uma coisinha: não se preocupe com as manifestações exteriores, mas sim com aquelas que brotam do interior. Essas são ações do Espírito que nos transforma de dentro para fora e nos faz viver uma fé verdadeira, no amor e na esperança. Esperança da qual nos fala também o apostolo Paulo, no Hino ao amor – caridade -, no primeiro livro aos Coríntios, capítulo 13. Boa leitura.

Por Pe. Adilson Ulprist
Publicado na Revista Brasil Cristão, da Associação do Senhor Jesus, abril 2015.

Comentários